Valença/Figueiredo: núcleo atenderá 200 pessoas

Núcleo
RJ

Publicidade


DR. FIGUEIREDO

Rua Dr. Figueiredo, 676

Centro

Valença

Médio Paraiba

Apoio

Patricia Vilasboa de Melo

Professor

Andre Luiz Henrique de Carvalho


Samanta dos Santos Nogueira

 14/04/2014 - 14:22h - Atualizado em 14/04/2014 - 14:25h

Programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer levará aulas de natação e hidroginástica para os moradores do município do Médio Paraíba.

O projeto Esporte RJ, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer inaugurou, neste sábado (12/04), mais um núcleo que levará lazer e qualidade de vida aos moradores de Valença, no Médio Paraíba fluminense. A partir de agora, os moradores da região terão mais 200 vagas gratuitas para a prática de natação e hidroginástica. As aulas acontecem no Clube Coroados, na Rua Doutor Figueiredo, 629, no Centro, e as inscrições podem ser feitas no local.


Alunos de Valença fazem aquecimento antes de entrarem na piscina - Foto: Eduardo Tate

- O Esporte RJ é um projeto altamente importante para o nosso Estado, principalmente para o interior. Veja o caso dos alunos da terceira idade: eles estão tendo uma oportunidade única com a chegada desse projeto. São 100 pessoas fazendo hidroginástica e mais 100 vagas para as aulas de natação. O esporte é fundamental para todas as idades, pois proporciona saúde, gera longevidade para os mais velhos e inspira e educa os mais jovens - comentou o vice-presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), Álvaro Barreto.

A inauguração do núcleo do Esporte RJ na região levou cerca de 100 pessoas ao Clube Coroados. Entre elas estava o prefeito de Valença, Álvaro Cabral, que falou sobre a ajuda do Governo do Estado a seu município.

- O maior patrimônio que temos é o ser humano, e o investimento nessas pessoas não tem preço. Nunca vi um Governo investir tanto em apoio ao jovem e à terceira idade como o atual Governo do Estado. Estou muito feliz em receber este projeto esportivo. Já tivemos aqui outros eventos como uma corrida de aventuras, os Jogos Estudantis e, agora, o Esporte RJ. Com isso, percebemos a alegria no rosto de cada uma dessas pessoas. O esporte é fundamental - lembrou o prefeito Cabral.

O projeto

Maior projeto de esportes da América Latina e considerado um legado olímpico para 2016, o Esporte RJ terá, ao todo, 898 núcleos esportivos e de lazer (NEL) em todo o Estado do Rio. O programa visa à melhoria na qualidade social da população fluminense, com atividades desportivas voltadas para crianças, jovens, idosos e portadores de necessidades especiais. Além disso, há centros de treinamento de equipes para competições de alto rendimento. Com o Esporte RJ, cerca de 300 mil pessoas serão atendidas.

Odete Caullo, de 63 anos, esteve presente à aula inaugural do Esporte RJ - Foto: Eduardo Tate

 - A prática de esportes é muito boa para todos nós. Eu tenho 63 anos e não paro um minuto. Com certeza, é porque comecei a praticar esportes. Agora, com essa aula de hidroginástica, vai ser melhor ainda - declarou, animada, a esportista Odete Caullo, de 63 anos, e presente à aula inaugural do Esporte RJ em Valença.

Administrado por duas Organizações Sociais (OS) – a Ascagel e a Zico 10 – o programa con

tará com diferentes núcleos que irão ter aulas de futebol, judô, capoeira, ginástica, dança de salão, hidroginástica, futsal, voleibol, natação, voleibol de praia, tênis, handebol, futebol de campo e outros esportes.