ATI Cordeiro BNH: inauguração da academia

Núcleo
RJ

Publicidade

 

19/11/2013 19h20Academia da Terceira Idade é instalada em Cordeiro, RJ

Local atenderá até 240 inscritos que receberão orientação profissional.
Aulas terão no máximo 20 idosos e duração de 30 minutos.

Do G1 Região Serrana

Comente agora
Idosos de Cordeiro poderão se exercitar gratuitamente e com acompanhamento. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Cordeiro)Idosos de Cordeiro poderão se exercitar gratuitamente. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Cordeiro)

O bairro BNH, em Cordeiro, Região Serrana do Rio, ganhou nesta terça-feira (19) uma Academia da Terceira Idade. O local vai oferecer atividade física orientada a pessoas com 60 anos ou mais. O projeto é uma parceria entre a prefeitura e a Secretaria Estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. O objetivo é incentivar a prática de exercícios e torná-los acessíveis à população idosa.

Cada turma será formada por 20 idosos e as aulas terão duração de 30 minutos. A Academia da Terceira Idade conta com equipamentos de musculação, alongamento e desenvolvimento da capacidade aeróbica. Atividades como caminhadas e palestras também estão programadas para acontecer dentro de um cronograma.

O prefeito Salomão Lemos ressaltou a importância da atividade física para evitar ou minimizar as doenças que afetam os cidadãos da terceira idade. “A prática ainda eleva a autoestima e a socialização dos idosos”, pontuou. O secretário estadual Marcus Vinícius Ferreira destacou que esta é uma conquista para o município. Na ocasião, foi feita a assinatura do termo de cooperação técnica com a secretaria estadual.

Inauguração da academia aconteceu nesta terça-feira. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Cordeiro)

Inauguração da academia aconteceu nesta
terça-feira. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Cordeiro)

De acordo com Daniela Pereira, que trabalha no apoio da academia, a procura por inscrições é grande e o limite é de 240 inscritos. Os interessados poderão se inscrever nos horários das aulas, diariamente, das 7h às 10h e das 16h às 19h.

Além de serem orientados por professor de educação física, os usuários terão acompanhamento de outros especialistas. O fisioterapeuta poderá corrigir problemas posturais ou ajudar na recuperação de lesões, enquanto o nutricionista auxiliará em programas alimentares e avaliará o índice de gordura corporal, por exemplo. Completa a equipe um técnico em enfermagem, que, entre outras ações, realizará pesagem e aferição de pressão arterial.